Naquela lei, consta que “o Poder Executivo deve implementar programas anuais para manutenção e atualização do acervo de bibliotecas públicas, universitárias e Escolares, incluídas obras em Sistema Braille.” Manutenção e atualização esbarra sempre em “falta de verba”. Obras em braile, então, nem pensar.
Consta, também, que “A União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios consignarão, em seus respectivos orçamentos, verbas às bibliotecas para sua manutenção e aquisição de livros.” Como é comum no Brasil, a lei existe, mas o cumprimento...
Mas, agora, a lei é específica: toda Escola deve ter a sua biblioteca. E não um cantinho com uma estante e alguns livros, não. É biblioteca, com acervo decente, com bibliotecário, tudo certinho como deve ser.
Só que o próprio poder público, logo em seguida à assinatura da lei, já vem com a desculpa que será difícil, demorado e dispendioso cumpri-la, pois será necessário construir 25 bibliotecas por dia até 2020.
Por essa previsão, podemos ver a imensa defasagem de bibliotecas nas Escolas brasileiras. Vinte e cinco bibliotecas por dia, por 10 anos, é muita, mas muita biblioteca mesmo. A maioria das Escolas neste país não tem biblioteca.
O déficit, no primeiro grau, é de noventa e três mil bibliotecas, a maioria em Escolas públicas. Mas existe Escola particular que também não tem. No ensino médio, a situação é um pouquinho melhor, mas também há muita Escola de segundo grau que não tem a sua biblioteca.
Como ter uma Educação de qualidade, se nossas Escolas não têm bibliotecas? Que se cumpra a lei e que se comece a construir as 25 bibliotecas por dia, de preferência bem mais do que 25, para que não tenhamos que esperar até 2020 para que toda Escola tenha seu acervo de livros.
E que nós, cidadãos de qualquer comunidade desse Brasil, cobremos isso do poder público, para que não leve bem mais do que o prazo que eles deram, o que é muito provável acontecer.
* LUIZ CARLOS AMORIM é escritor e coordenador do Grupo Literário A ILHA em SC - http://luizcarlosamorim.blogspot.com/
Fonte:http://www.todospelaeducacao.com.br/Comunicacao.aspx?action=5&mID=8260
Um comentário:
Não podemos nos esquecer que quem vai gerir bem essas bibliotecas são os profissionais habilitados para isso, os bibliotecários. Não ter biblioteca nas escolas é um grande problema, mas, não menor do que tê-las e não ter bibliotecários lá, para dinamizá-las, enquanto um ambiente vivo e de inúmeras possibilidades. Lutemos para que nossas bibliotecas tenham bibliotecários competentes, para que as mesmas não fiquem, tão somente, como depósitos de livros que não estimulam a leitura, e, nem contribuem para melhorar a qualidade da educação em nosso pais.
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