Páginas

25 de setembro de 2009

Bibliotecários formiguenses conhecem Biblivre de Uberlândia

No início desta semana, (08/09/09) alguns bibliotecários e estagiários das Bibliotecas Públicas e Escolas Municipais estiveram na cidade de Uberlândia para visitar o Centro de Estudos e Projetos Educacionais – CEMEPE, onde o software Biblivre está sendo implantado.

Em Uberlândia, a implantação do software começou a ser planejada em 2008, quando profissionais da área estiveram no Rio de Janeiro participando de um curso na sede do Programa Nacional de Apoio à Cultura – Pronac. No início deste ano, a implantação foi iniciada com a catalogação do acervo da biblioteca do CEMEPE como projeto piloto para, em seguida, automatizar as bibliotecas das escolas municipais de Uberlândia.

Em Formiga, os bibliotecários também realizaram cursos de capacitação na área. O curso, também no Rio de Janeiro, foi ministrado pela consultora em Biblioteconomia, Clarice Muhlethaler de Souza e Flávio Graf von Koenigsmarck, das áreas de Biblioteconomia, Administração de Sistemas e Programação JAVA e WEB, ambos membros da equipe responsável pelo desenvolvimento do sistema.

“Foi uma troca de experiências e informações muito válida. Essa visita nos deu maior segurança para implantar o Biblivre aqui em Formiga, porque vimos que em Uberlândia deu certo”, comentou a coordenadora das Bibliotecas Municipais Zoé Selma.


BIBLIVRE


O Biblivre é um software gratuito, que contempla a maioria das rotinas de gestão de uma biblioteca, como aquisição, catalogação, classificação, indexação, empréstimo/devolução, relatórios e outras. Em sua arquitetura, segue padrões internacionais de intercâmbios de dados bibliográficos como MARC e protocolo Z39.50, o que faz dele um software versátil, podendo ser utilizado em diferentes tipos de bibliotecas.

Segundo o site oficial do Biblivre, o projeto “é mantido pela equipe de desenvolvedores do projeto Biblioteca Livre II sob o patrocínio do Itaú Cultural”. O software está na versão 2.2 e, segundo Ubaldo Miranda, Diretor Executivo do projeto, em breve será lançada a versão 3.0 que disponibilizará, também, o código fonte, podendo ser customizado, de acordo com a necessidade de cada biblioteca.



Um comentário:

DANIEL Araújo, ITIL® disse...

Caros,

Recentemente, fui chamado para realizar um processo de migração de dados de uma certa biblioteca que utilizava o software chamado ARCHES LIB para o Biblivre.

Inicialmente, realizei todo um processo de reengenharia, procurando mapear todos as tabelas do software ARCHES LIB. O próximo passo foi gerar um arquivo no formato MARC para que o Biblivre realizasse a importação dos dados. Porém, este processo não funcionou muito bem, tive que aplicar o processo de reengenharia no banco de dados do Biblivre e realizar um processo de migração externo aos softwares. Feito isso, realizei a importação de aproximadamente 16.000 registros , gerandos os TOMBOS patrimoniais para cada volume existente na biblioteca.
Quero apenas registrar e apresentar o trabalho que foi feito, mostrando esse CASE de sucesso e informá-los que desenvolvi um módulo de migração do ARCHES LIB para o Biblivre que poderá ser solicitado pelo contato abaixo.

DANIEL Araújo, ITIL®
Analista de Sistemas
msn: cdaraujo@hotmail.com
gmail: cdaniel.araujo@gmail.com