Páginas

3 de agosto de 2009

Bibliotecários de Formiga/MG fazem treinamento do Biblivre

A Prefeitura de Formiga/MG, através da Secretaria de Educação, enviou ao Rio de Janeiro/RJ, uma equipe composta por três pessoas, que participaram de um treinamento do Biblivre, software de gestão de bibliotecas. A equipe foi composta por Rosana Patrícia Rodrigues Lopes (Biblioteca Pública), Viviane Melo (Biblioteca Escolar) e o estudante do 8º período de Biblioteconomia, Nelson Marcos Ferreira (Autor do Blog Bibliofocus).

O treinamento ocorreu nos dias 29 e 30 de julho do corrente ano e foi ministrado pela consultora em Biblioteconomia, Clarice Muhlethaler de Souza e Flávio Graf von Koenigsmarck, das áreas de Biblioteconomia, Administração de Sistemas e Programação JAVA e WEB, ambos membros da equipe responsável pelo desenvolvimento do sistema.

O Objetivo desse treinamento foi adquirir conhecimento suficiente para repassar aos outros bibliotecários da rede municipal de educação, a fim de dar início ao processo de automação das bibliotecas públicas e escolares da cidade de Formiga/MG.

O Biblivre é um software gratuito, que contempla a maioria das rotinas de gestão de uma biblioteca, como aquisição, catalogação, classificação, indexação, empréstimo/devolução, relatórios e outras. Ainda, o mesmo, em sua arquitetura, segue padrões internacionais de intercâmbios de dados bibliográficos como MARC e protocolo Z39.50, o que faz dele um software versátil, podendo ser utilizado em diferentes tipos de bibliotecas.

Segundo o site oficial do Biblivre, o projeto “é mantido pela equipe de desenvolvedores do projeto Biblioteca Livre II sob o patrocínio do Itaú Cultural”. O software está na versão 2.2 e, segundo Ubaldo Miranda, Diretor Executivo do projeto, em breve será lançada a versão 3.0 que disponibilizará, também, o código fonte, podendo o mesmo ser customizado, de acordo com a necessidade de cada biblioteca.

O treinamento contou também, com uma visita guiada à Biblioteca Nacional e uma visita técnica ao Colégio da Cidade - Unidade Méier, do município do Rio de Janeiro/RJ, que tem o Biblivre instalado e funcionando em sua biblioteca. Na oportunidade, foi acertada a criação de uma rede de informações, com a troca de materiais e experiências, que poderá beneficiar ambas as partes no processo de utilização do sistema.

Um comentário:

Anônimo disse...

Afinal de contas, ele é livre ou não é?
O site do projeto se contradiz e isso é realmente estranho.
Faz tempo que estou querendo o código da versão 2 alguma coisa e nada.
Gostaria e até onde sei de acordo com a licença do software, eu tenho direito de saber onde conseguir.

Obrigada.