Páginas

14 de agosto de 2008

UnB lança biblioteca para deficientes visuais

Pessoas cegas e com baixa visão terão acervo adaptado em formato digital e em áudio. Conteúdo também estará disponível na internet. No dia 21 de agosto, a Universidade de Brasília (UnB) inaugura a Biblioteca Digital e Sonora (BDS), que disponibilizará conteúdo para pessoas com deficiências visuais. Parceria entre a Biblioteca Central (BCE) e o Programa de Apoio ao Portador deNecessidades Especiais (PPNE) da universidade, a BDS funcionará na BCE, com serviço de empréstimos e consultas, além de cabines para gravação e adaptação de materiais. O acervo também será disponibilizado na internet, e será possível fazer o download de publicações. A solenidade de inauguração será às 10h, na sala de coleções especiais e multimeios (subsolo da BCE, campus do Plano Piloto), e contará com a presença do reitor pro tempore Roberto Aguiar e da coordenadora do PPNE, professora Patrícia Raposo.

A UnB é uma das primeiras instituições brasileiras a ter uma biblioteca digital e sonora com o acervo disponível na internet. O acesso ao conteúdo é aberto a deficientes visuais de qualquer cidade e país, desde que seja cadastrado no PPNE (veja quadro abaixo). O acesso será por meio de um login e senha pessoal. São cerca de 600 títulos, abrangendo obras literárias e livros técnicos de várias áreas do conhecimento.

ATENDIMENTO - "Inicialmente a biblioteca vai atender mais a comunidade acadêmica, mas a intenção é expandir para pessoas que estão em outros níveis de ensino, porque antes dela chegar na universidade passa por outras fases de aprendizado", explica o vice-coordenador do PPNE, José Roberto Vieira. De acordo com ele, a meta é acrescentar ao acervo mil títulos adaptados por ano, inclusive os escritos em outros idiomas.
Para acessar o conteúdo de casa, basta o usuário ter em seu computador caixas de som e um leitor de tela. Os softwares ledores estão à venda no mercado, mas existem programas que podem ser baixados gratuitamente pela internet. "Na BDS, adquirimos a licença de um programa que consideramos ser o melhor, mas futuramente pretendemos trabalhar também com o Dos-vox, que é um software livre", explica o coordenador do Serviço de Gerenciamento da Informação Digital (GID) da BCE, Jefferson Higino Dantas.

ESPAÇO FÍSICO – Para abrigar o espaço físico da BDS, a UnB investiu na adaptação de sete salas do subsolo da BCE. São cabines acústicas com computadores e aparelhagem de som para gravação e edição de material.
Quatro delas são destinadas ao trabalho de servidores, estagiários e voluntários para adaptação de livros em formato digital e para a gravação de obras. Outras duas serão utilizadas pelos usuários para estudos e consultas. Também há uma sala para atendimento e empréstimo de material.
Além disso, a UnB implantou piso tátil na BCE para orientar o usuário a chegar ao balcão de informações, banheiros e instalações da BDS. Nos próximos dias, também serão implantadas placas com informações em braille e mapas táteis nas principais entradas da biblioteca.

SERVIÇO - A Biblioteca Digital e Sonora (BDS) da UnB será inaugurada nesta quinta-feira, 21 de agosto, às 10h, no subsolo da Biblioteca Central da UnB (campus do Plano Piloto, ao lado do prédio da Reitoria), com a presença do reitor pro tempore Roberto Aguiar, da coordenadora do Programa de Apoio ao Portador de Necessidades Especiais (PPNE) da UnB e demais executores do projeto. O funcionamento do espaço será de segunda à sexta-feira, das 8h às 22h e aos sábados e domingos, das 8h às 18h.

CONTATO - Coordenadora do PPNE, professora Patrícia Raposo, ou vice-coordenador do Programa, José Roberto Vieira, pelos telefones 3307 2971 e 3307 2972.- Coordenador do Serviço de Gerenciamento da Informação Digital (GID) da BCE, Jefferson Higino Dantas, pelo telefone 9272 5080.
linha_horizontal

Um comentário:

Anônimo disse...

bom comeco